top of page
Buscar

Aplicativo de recompensas com gamificação


Este foi um case para seleção junto à empresa Digieng, que busca a criação de um App de recompensas para campanhas - DigiPoints.


DESAFIO: Propor uma nova linguagem layout usando o Figma
O QUE ESPERAMOS: Navegação no app como usuário divulgador com a visão de um usuário que se cadastrou em uma campanha para divulgar e ganhar pontos nessa campanha com utilização de link de indicação.

Aqui, pude ter total liberdade de cores, fontes... Mas novamente, acredito que o app de uma empresa, deve utilizar padrões de cores e fontes tal como a empresa, para que haja a assimilação, reconhecimento e confiança do usuário.

Então, meu primeiro passo foi fazer o Discovery do perfil e tom de voz da empresa com base nas informações do site.

Existia um protótipo com o fluxo já pronto, portanto, o desafio baseava-se principalmente na UI do app. Salvo em momentos, que eu poderia propor navegações que incluíssem um comportamento mais gamificado. Segue vídeo de como estava a navegação e layout do DigiPoints.



O objetivo era utilização de gamificação, mas não havia um padrão específico de jogador já que o app é destinado ao público geral e pretende conversar com várias personas.


Houve portanto, a necessidade de buscar respeitar os variados estilos de jogadores: Predadores, Conquistadores, Comunicadores e Exploradores. Buscando a motivação intrínseca de personas com características diferentes, mas ainda, com a proposta de engajar, aprender, explorar e desfrutar o processo de navegação.

Para apresentar as propostas, segue algumas telas do esqueleto do digipoints:


Para a foto de perfil, eu propus que ao invés da foto real do usuário, o mesmo fosse substituído por um avatar em 3D, para evocar o motivador "fantasia", onde este poderia posteriormente personalizar com acessórios desbloqueados ao longo do uso de conquistas no app. Pois o uso da fantasia traz vantagens emocionais à todos os perfis de jogadores.


Pensando na navegação de quem estivesse acessando pela primeira vez o app, eu resolvi adicionar algumas telas onde o usuário poderia fazer uma seleção de assuntos do seu interesse, para que não houvesse uma gama muito grande de campanhas a ser direcionado.


Assim, reduziríamos a quantidade de opções de ofertas de campanhas (conforme orientado na psicologia humana a Lei de Hick, que diz: "O tempo necessário para tomar uma decisão aumenta com o número e a complexidade das opções disponíveis") e teríamos campanhas mais direcionas ao centro de interesse do usuário.




































  • Outra proposta feita foi que na página inicial do app, o usuário pudesse acompanhar alguns selos de conquista.


  • As notificações ficariam em fácil e rápido acesso. Onde o usuário poderia receber as comunicações da empresa como: "saldo liberado" e ainda receber indicações de novas campanhas seguindo seu filtro de interesse.


  • A pessoa usuária teria ainda nesta HOME o acesso às campanhas que estivesse participando e um botão que o direcionaria para as campanhas disponíveis.


  • A navegação pelas sessões do app se daria por meio de um menu inferior, conforme tem acontecido com a maioria dos apps e mantém o fácil acesso e navegação.


  • A campanha que a pessoa usuária estiver participando, apresenta um coloração levemente lilás, diferente das não selecionadas e um baixo relevo - diferença mais facilmente visualizada na sessão CAMPANHAS, mas mantendo o mesmo padrão na sessão HOME



  • Na sessão CAMPANHAS, a pessoa usuária poderia navegar por todas as campanhas disponíveis no app, tendo ainda a opção de navegação pelos centros de interesse. Tendo aqui, portanto, visão geral das opções disponíveis.



  • Na sessão RANKING, trata-se de onde o comportamento gamificado fica mais evidente. Tendo portanto, um ranking por saldo e por pontos para satisfazer o jogador tipo Predador (Killer).


  • Visualização das conquistas obtidas para satisfazer jogadores tipo Conquistadores (Achievers), tendo ainda a visualização de outras pessoas e seus respectivos avatares, tendo portanto, a chance de almejar alguns acessórios que outro usuário tenha conquistado (Aqui, pensando também nos Explorers e Socializers).


  • A navegação na sessão CAMPANHAS, foi pensada e projetada pensando nos Exploradores (Explorers)


  • E os links de indicações nas campanhas, bem como o link próprio de indicação, conversa com as necessidades dos Socializadores (Socializers), assim como as notificações priorizadas em todas as telas do app.


E a navegação final e objetivo do app, refere-se à divulgação das campanhas, a qual preferi definir uma cor para indicar que essa era a navegação final e principal, dando portanto, a noção de um ponto final.


Com links para as principais formas de compartilhamento e acompanhamento da campanha e prazo a ser compartilhado.



Por questões internas junto ao backend, a vaga infelizmente foi congelada. Mas, tive uma resposta bem positiva quanto às sugestões e insights.


Achei que foi um desafio enriquecedor, então, gostei bastante de ter participado e poder navegar em comportamentos gamificados. Como o prazo foi bem apertado, não havia

tempo hábil para desenhar telas de erro e possibilidades de iteração ao longo. Mas acredito que dá pra pegar o feeling do app.

Tenha acesso à navegação do protótipo aqui.



bottom of page