Buscar

App para venda de produtos da agricultura familiar



Participando de um desafio maravilhoso do Station One, eu tive a alegria de poder dar vida à um app para os empreendedores do Gastro do Gal.


Eles são uma empresa pela qual eu nutro muito carinho e acredito muito no diferencial e qualidade dos seus produtos. O Gastro do Gal é uma pequena empresa que vende produtos feitos artesanalmente por meio de ingredientes da agricultura familiar. Todos os ingredientes são cuidadosamente selecionados, alguns são cultivados junto à casa do André e Kelly (os responsáveis por todas receitas, venda de produtos e funcionamento do empreendimento). Quando recebi o Briefing do Station One, não pensei 2x (mentira, pensei sim... pq tbm tenho outro afilhado empreendedor, mas pelo Briefing de cursos, o Gastro se aplicaria melhor - ainda que eu tenha substituído o curso, por vídeos de dicas, já que estruturalmente seriam iguais.


Vem conferir comigo como foi o processo de criação deste app. Esse foi o briefing recebido e que deveria ser seguido:

Como peguei uma empresa real pra fazer o app, no local do "cursos online" optei por vídeos com dicas de receitas e uso dos produtos, pois é algo que eles já fazem. Para a etapa de discovery, fiz uma busca dentro do perfil de clientes da marca, utilizando os dados do Instagram. Fiz uma busca dentro da resolução de telas mais usadas no país nos últimos 30 dias e um pequeno Bench de aplicativos de vendas de produtos, como segue abaixo:



O tamanho de tela indicado pela pesquisa como o mais utilizado pelos brasileiros foi a resolução de 412x912 px, no entanto, para fazer o protótipo, selecionei a resolução de 390x844 px, pois tem uma proporção próxima e fica fácil fazer a modificação no tamanho - caso necessário. O objetivo era portanto, seguir o briefing e obedecer as características da marca, assim como, suas cores.


O próximo passo foi seguir para o fluxo do aplicativo e desenho de wireframe. Todos esses feitos, no método de mais baixa fidelidade possível: o rabiscoframe! (pois eu, no papel, sinto que a criatividade flui sem maiores empecilhos.



Style Guide usado:


A fonte escolhida para o app, foi uma fonte que obedece as melhores definições de acessibilidade de leiturabilidade. O mesmo princípio de acessibidade foi escolhido para os tamanho de fontes. Fiz um pequeno teste com meu pai, que tem baixa visão para poder avaliar as fontes, o que me fez aumentar um pouco algumas fontes. E no botão com fundo azul, o texto com a cor offwhite, foi aprovado pelo usuário tendo o stroke (que embora homem, e acima da idade do maior público da marca, abrange os princípios de acesibilidade). Os botões tem as bordas arredondadas para satisfazer o perfil das mulheres. Algumas imagens continuam retas, pois ainda temos um público masculino.


As cores seguem as cores do perfil da marca, para reforça-las na mente dos usuários.

E por fim, assim ficou o aplicativo:


E poderão navegar no aplicativo abaixo: (que foi criado no figma)


Já o protótipo navegável, pode ser visto AQUI!