top of page
Buscar

Rótulo criado no Figma

Atualizado: 27 de jul. de 2023

Para os empreendedores Gastro do Gal, houve a necessidade de fazer e posteriormente, modificar os rótulos de seus produtos. Resolvi utilizar o figma como ferramenta para isso.


A escolha da ferramenta se deu pensando em aproveitar o uso de componentes e tornar mais fácil algumas modificações. Pois a exportação para impressão, não é tão otimizada assim. Mas ainda assim, valeu! Num primeiro momento, o objetivo com os rótulos era criar um impacto e tornar a marca reconhecível. Não havia muito foco nos produtos, já que existia alguma rotatividade do produto e como os produtos eram vendidos diretamente com os empreendedores, os sabores disponíveis e/ou apresentação dos mesmos, seria feito por eles. Portanto, o objetivo era que a marca fosse facilmente reconhecida e visualizada de longe. Então, num primeiro momento chegamos na proposta do seguinte rótulo:



Onde todas as informações no contrarrótulo foram componentizadas. (E foi aqui que comecei a usar e praticar o uso de componentes).


Numa visualização rápida, assim ficou a tela de componentes:


Embora eu não tenha tido acesso ao fluxo de compras, considero que tivemos sucesso. Pois os empreendedores foram convidados para vender produtos em prateleiras de mercados, empórios de produtos naturais e hotéis na cidade de Búzios. Além de narrarem situações em que pessoas reconheceram seus produtos e seu rótulo de longe e na casa de outra pessoa em outra cidade.

O convite para colocar o produto em prateleiras trouxe a necessidade da criação de um novo layout. Pois neste caso, falando em prateleiras, o nome do produto precisaria de uma grande evidência e diferenciar a variedade de categorias dos tipos de produtos, também se fez necessário. Para este processo de aprovação e decisão de layout, navegamos em algumas possibilidades até chegar ao layout final.

Pensando em liberar mais espaço para pensar no posicionamento dos produtos lado a lado na prateleira, mudei a data de fabricação e validade para a tampa. Processo feito por meio de um carimbo com tinta plástica.

A cor azul, se manteve em algumas informações, na logo (em marca d´agua) e no stroke do nome do produto. Deixando as demais informações em preto, para dar o devido destaque à cor azul da marca.

Para este novo layout, propus a utilização de cores para as categorias de produtos vendidos.

E por fim, para esta transição e nova versão, os rótulos ficaram da seguinte forma:






A categoria "Edição Especial", manteve o azul da marca em um formato com maior valor de luminância. Pois este rótulo poderá ser usado para produtos de pequenos lotes, sazonais, produções e criações especiais.


No contrarrótulo, o espaço das informações se manteve, de forma, que rótulos individuais poderão ser impressos e alocados no local destinado.

Na nova versão, os rótulos terão suas categorias facilmente encontradas. E o nome do produto é a principal informação com o devido destaque. Deixei um espaço na lateral à direita do título, que está sendo preenchido com um "stamp" - ou como se fosse. Pois futuramente eles devem entrar com processo de selo da agricultura familiar e esta área poderá ser preenchida com tal selo.

E aí, o que achou?



UPDATE: Ficaram muito mais interessantes ao vivo!!! 🥰



bottom of page